Ideias

Ideias

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Contos

O VELHO, O RAPAZ E O BURRO
Um dia, iam pela estrada da aldeia um velho, o seu neto e um burro.
Diz o velho:
- Como és novinho salta para cima do burro porque eu estou habituado a longas caminhadas.
Uns camponeses, ao passarem por eles, ficaram de boca aberta e exclamaram:
- Um moço tão forte e repimpado em cima do burro, enquanto o avô que já é velhote vai a pé?! O mundo está às avessas.
Ao ouvir isto, o avô disse para o neto:
- Para não ouvirmos mais falatórios salta do burro abaixo e deixa-me ir montado nele.
E lá seguiram caminho. Pouco depois encontram outros camponeses, e estes, indignados, disseram:
- Ó velho, tu que estás habituado a andar a pé vais repimpado no burro, enquanto o coitado do teu neto vai a pé.
Então o avô disse para o neto:
- Olha, para não ouvirmos mais falatórios é melhor irmos ambos montados no burro!
Os dois seguiram caminho, montados no burro.
Nisto passou outro grupo de camponeses e reclamando disseram:
- Coitadinho do animal, é capaz de rebentar com aqueles dois montados nele.
- Olha meu neto, vamos descer os dois do burro para não ouvirmos mais críticas – disse o velho.
Seguiram o seu caminho e encontraram novamente camponeses indignados que lhes disseram:
- Ai o que eu estou a ver! Então não é que vai ali um pobre velho a arrastar-se e mais um rapaz que já deve estar bem cansado e o fidalgo do burro sem ninguém em cima dele! Isto é mesmo de doidos!
Então o velho parou e disse:
- Olha meu neto, como já vejo que não conseguimos acabar com os falatórios, vamos como estávamos ao princípio: volta para cima do burro, que eu vou muito bem a pé!!!
Moral da História:
Dar satisfações ao mundo,
Só os loucos as vão dar.
Se o mundo quer dizer mal,
Ninguém o pode calar.


Reconto elaborado a partir do conto "O Velho, o Rapaz e o Burro" retirado do livro "Os avós e os Netos"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.