Tudo vale a pena se a alma não é pequena.
Antes de tudo, fiz uma pesquisa para descobrir o significado de “valer a pena”. Encontrei significados que beiravam o senso comum, como pena com o significado de “sofrimento”, o que quer dizer que valeu o sofrimento. Ou ainda como “pena” sendo caneta, e a expressão significaria algo que valha ser escrito, e por isso também ser relembrado e recontado.
Mar Português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
Fernando Pessoa, in Mensagem
A famosa citação faz todo sentido, afinal é comum depararmos com dificuldades diárias para realizar os nossos objetivos, nesses momentos de reflexão questionamos se realmente vale a pena realizar esse esforço para chegar onde queremos.
A resposta foi dada por Fernando Pessoa, se para alcançarmos o desejado é preciso vencer barreiras, sim vale a pena. Esses casos são aqueles em que quando se chega a tão sonhada vitória, o vencedor tem a certeza de que passaria por tudo de novo para chegar onde está, por mais complexo que tenha sido os obstáculos.
Dedico este post ao Formador Professor João Paulo Proença, que foi incansável, ao Centro de Formação ALMADAFORMA e a todas as colegas que com certeza como eu deram tudo para chegar ao final e principalmente as que queriam desistir pois elas foram as grandes vencedoras nesta formação, que deu origem a este meu novo blogue.
Até breve!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.